Translate

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Atualizações-Ilha de Páscoa

Os alienígenas visitaram a Ilha de páscoa?
As enormes estátuas da Ilha de Páscoa foram criadas (ou influenciadas) por extraterrestres?
A ideia de que alienígenas visitaram antigas civilizações existe há décadas, uma teoria defendida sobretudo por Erich von Daniken, autor da obra clássica pseudocientífica "Eram Os Deuses Astronautas”?
Von Daniken acredita, por exemplo, que os antigos egípcios não tinham nem a inteligência nem as ferramentas necessárias para construir as pirâmides de Gizé – portanto, estas devem ter sido obra de alienígenas. Especulações similares rondaram as pirâmides maias da América Central e as enormes linhas de Nazca, no Peru.
Um artigo do site Huliq.com sugere que um programa de TV da BBC, chamado Wild Pacific, reafirma essa hipótese. O autor do artigo, Dave Masko, questiona: “Os extraterrestres visitaram mesmo a Terra? Os enormes moais de pedra evocariam a queda de uma civilização alienígena”?
O artigo também faz referência a um relatório semioficial de uma organização de pesquisa sobre OVNIS francesa chamada COMETA, que pergunta, “quem construiu essas gigantescas estátuas de pedra e como elas chegaram a essa remota ilha do Pacífico?”.
No entanto, essas ideias não são novas e tais questionamentos são meras distrações. Os arqueólogos sabem quem construiu os chamados moais: foram as pessoas que viviam na ilha, não os marcianos. Perguntar como as estátuas “chegaram a essa remota ilha do Pacífico” enganosamente sugere que as enormes esculturas atravessaram o oceano, trazidas de longe para algum propósito misterioso e desconhecido.
Na verdade, as pedras (na verdade, uma substância denominada tufo, um tipo de cinza vulcânica comprimida e fácil de esculpir) foram retiradas de um vulcão extinto chamado Rano Raraku, no nordeste da ilha, e transportadas através de cordas e troncos até vários lugares ao longo da costa. Não há nenhum mistério na origem dos moais: centenas deles podem ser encontrados, ainda parcialmente esculpidos, ao lado do vulcão Rano Raraku.
Portanto, se não há mistério na autoria das estátuas, nem na origem das cabeças, então o único mistério que resta é a razão de existirem. Pesquisadores acreditam que cada cabeça (e tronco – muitas das figuras estão enterradas a grande profundidade, abaixo da cintura) representam um chefe falecido de uma família ou clã. A população da Ilha de Páscoa, que no passado chegou a milhares, diminuiu gradualmente devido a guerras internas, escravidão e doenças.
                                                                                                                   -Discovery Notícias







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado! Obrigado.